terça-feira, 26 de março de 2013

Hermenêutica - Aula 01

HERMENÊUTICA (Slides usados pelo professor, menos a imagem)

A ciência da interpretação.
Importância para os nossos dias atuais.
Desvendar o sentido das relações sociais.
Origem grega: hermeneuein.
Filosofia da interpretação.
Muito associado ao deus grego Hermes (mensageiro, que trazia notícias dos demais deuses, aquelas não compreendidas pela mente humana, mas interpretadas por ele).

Hermes no jogo
God of War.
Noção introdutória
Dizer: anunciar.
Explicar: aspecto discursivo da compreensão.
Traduzir: o mundo do texto com a sua realidade.


TRADIÇÃO HERMENÊUTICA
Três movimentos:
1) Ciência da interpretação de textos, independente de concepção filosófica.
2) Hermenêutica filosófica como pressuposto da existência humana.
3) Adoção como modo de pensar em diversos campos. Busca o sentido mais profundo.

HISTÓRICO HERMENÊUTICO
Grécia antiga: transmissão de mensagem, com caráter linguístico, como técnica de anunciar, esclarecer ou traduzir.
Roma antiga: interpretatio, utilizado dentro do campo do direito. Os prudentes utilizavam para entender o significado axiológico da lei no momento de sua aplicação.
Interpretação de textos religiosos – Bíblia, no campo espiritual e com os ideais da Igreja, passando pelo protestantismo (compreendida em si mesma), até a teologia moderna, com interpretação mais racional.
Hermenêutica contemporânea: Friedrich Schleiermacher (1768-1834). Avanço no campo da filosofia. Esclarecer a priori as condições da compreensão. Reconstruir o pensamento de outrem. Até então, a hermenêutica só era usada quando houvesse dificuldade de compreensão de um texto.

GRANDES HERMENEUTAS
Wilhelm Dilthey (1833-1911): distinção entre as ciências naturais das humanas. Naquela, a explicação, nesta, a compreensão. Com este pensador, a hermenêutica ganha força humanística, libertando o cientificismo de herança positivista. Sua fórmula hermenêutica: vivência, expressão e compreensão.
Martin Heidegger (1889-1976): estendeu a hermenêutica para todas as ciências, inclusive da natureza. O ser é essencial. A compreensão consiste no movimento básico da existência. Compreender não é um comportamento do pensamento do ser humano, mas sim movimento básico da existência humana.
Hans-Georg Gadamer (1900-2002): a compreensão existe a partir dos nossos pré-conceitos, que são mais que meros juízos individuais, sendo a realidade histórica do nosso ser. A interpretação dos textos consiste num diálogo. Ele usa a expressão “fusão dos horizontes”, ou seja, o nosso horizonte com o respectivo texto.
Paul Ricoeur (1913-2005): hermenêutica é a teoria das operações da compreensão em sua relação com a interpretação dos textos. Na história da ciência, há necessidade de ligação entre linguagem (meio) e discurso (conteúdo). Precisamos conhecer a nós mesmos.
Karl-Otto Apel (1922): propõe uma nova instância de fundamental hermenêutico, onde esta ciência tem de ser normativa e metodológica, não sendo possível chegar ao extremo de reduzir a verdade à vontade daquele que quer compreender, isto é, considerar viáveis quaisquer interpretações. Quer resgatar uma reflexão mais sistemática.
Jurgen Habermas (1929): relocalização da razão humana, situando-se num contexto histórico, sendo possível projetar uma situação ideal de existência e consenso. Teoria da comunicação: a ação comunicativa entre os interlocutores sociais é analisada segundo suas relações.

SENTIDOS TRADICIONAIS
Dicção, declamação ou proclamação: “algo sagrado” no momento de se proferir uma palavra ou leitura de um texto.
Explicação: primeiro enunciado, sendo um juízo prévio, uma pré-compreensão.
Tradução: o sentido da contextualização da mensagem transmitida, por meio de idiomas distintos entre si. O modo de pensar no mundo.

SEIS DEFINIÇÕES MODERNAS (RICHARD PALMER)
Teoria da exegese bíblica.
Metodologia filológica.
Ciência da compreensão linguística.
Base metodológica para as geisteswissenschaften (todas as disciplinas da humanidade).
Fenomenologia do Dasein (compreensão existencial).
Sistema de interpretação e recuperação de sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...