terça-feira, 4 de setembro de 2012

Antropologia 1 - Perguntas sobre "O saber dos antropólogos: três ensaios" - Introdução.

Oi pessoal,

Como vocês sabem, devemos já ter lido o texto SPERBER, Dan. O saber dos antropólogos: três ensaios. Introdução. Como vocês também sabem, o professor falou que vai fazer perguntas sobre o texto na próxima aula. Encontrei lá no xerox algumas perguntas, que acho que são exatamente as que ele vai fazer.





1) De acordo com a fábula de Protágoras, a distinção entre seres humanos e animais é resultado da imprevidência dos deuses. Analise o papel desempenhado por Epimeteu, Prometeu e Hermes no processo de antropização daquela criatura que se tornaria o ser humano e estabeleça uma relação entre as obras de cada um considere a seguinte questão: a) a distinção entre homem e animal já é suficiente para que o primeiro seja reconhecido como ser dotado de civilidade? (p. 9-10)

2) Para Protágoras a virtude pode ou não ser ensinada? Segundo o autor do texto, os antropólogos contemporâneos concordam ou discordam dos argumentos de Protágoras a esse respeito? Que relação se pode estabelecer entre os argumentos de Protágoras, as visões antropológicas e a diversidade cultural? (p. 9 a 11)

3) Quando foi que a humanidade experimentou um conhecimento ais profundo sobre a diversidade de culturas e qual o alcance dado a isso pelos contemporâneos e pelos sucessores de tais eventos sociais? (p. 11 a 13)

4) Qual o papel da etnografia para a antropologia e para a psicologia? Como se pode definir o ideal proclamado por Malinowski por que o mesmo revela um caráter inovador? Quais as opiniões do autor do texto acerca do ideal metodológico proclamado por Malinowski? Que relações o autor estabelece entre esse ideal, visão dos colonizadores e a visão dos colonizados? (p. 13 a 15)

5) Segundo o autor, o nacionalismo é uma ideia de origem ocidental que se voltou contra o ocidente. Também a influência da sociedade industrial sobre as diversas culturas não foi recebida passivamente. Diante disso o que aconteceu com as culturas tradicionais e qual o papel dos antropólogos neste processo? (p. 15)

É isso. E quando o professor começar a repetir a história dos índios com muitos homens para cada mulher e das lanternas vermelhas...

Sorria e acene!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...