quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Psicologia - Tema 12 - Bullying


PSICOLOGIA FORENSE 
Tema 12 - Bullying



Referências:
WILLIAMS, L.C.A.. Violência e suas diferentes representações. Em G.C. Solfa (Org.). Gerando cidadania: Reflexões, propostas e construções práticas sobre direitos da criança e do adolescente. (pp. 141-153). São Carlos: Rima, 2004.

•          Bullying é o uso do poder com o intuito de controlar os pares.
•          É um tipo de agressão na qual o agressor é mais “forte” ou mais poderoso do que a vítima, e os comportamentos agressivos são cometidos intencionalmente, repetidamente, ao longo do tempo.
•          Está incluído no conceito de violência escolar. É um tipo específico: Agressões repetitivas e ao longo de um período extenso entre ALUNOS
•          Há uma desigualdade de poder entre aluno vítima e aluno autor, a qual pode ser física, de popularidade, etc.
•          Agressões físicas, psicológicas, destruição de material, roubo.
•          Desequilíbrio de poder: idade, estatura física, status social, conhecimento da vulnerabilidade do outro (ex. problemas de aprendizagem, orientação sexual, etnia, classe social, deficiência, etc.).

 
Categorias:
•          físico: empurrar, bater, chutar;
•          verbal: ameaçar, xingar;
•          relacional: exclusão de atividades, propagação de fofocas e mentiras (atos que danifiquem o relacionamento entre pares);
•          sexual: envolve condutas e comentários de natureza sexual;
•          cyberbullying: é uma extensão do bullying com o uso de tecnologias eletrônicas, com o uso de computadores e celulares.

Papéis no Bullying:
•          agressor: inicia a agressão e é o líder;
•          seguidores do agressor, divididos em assistentes (ajudam o agressor) e reforçadores (fortalecem os comportamentos do agressor, aplaudindo, rindo e incentivando);
•          espectadores, divididos entre aqueles que fazem parte do problema (incentivando ou omitindo-se) e nos que fazem parte da solução (ajudando, buscando ajuda);
•          vítima ou alvo da agressão, que é abusada e assediada sistematicamente pelo agressor.
•          Obs: os papéis não são rígidos, podendo haver intercâmbio entre eles, sendo que uma vítima pode se tornar agressor em outra situação

Características dos agressores: maior força física do que a vítima; comportamento impulsivo; comportamento agressivo; necessidade de dominar os colegas; pouca empatia pelos outros; baixa tolerância à frustração; desafio a autoridades; poder e influência sobre o grupo.

Características das vítimas:
•          Passivas - mais frequente:costumam ser mais ansiosas, quietas e submissas que as outras crianças.
•          Provocativas: normalmente apresentam comportamento ansioso, irritadiço e tentam vingar-se.
•          Costumam desfrutar de baixo status entre os colegas, sendo rejeitados e até isolados pelo grupo.
•          Tendência geral dos estudantes do sexo masculino sofrer e aplicar mais bullying do que as estudantes.
•          Os tipos de bullying vivenciados também parecem ser diferentes: as garotas reportam mais problemas de relacionamento, exclusão e bullying verbal do que o físico, relatado mais frequentemente pelos meninos.

Possíveis consequências: dores na cabeça, no estômago, nas costas, insônia, cansaço ao amanhecer, tontura, desânimo, irritabilidade, nervosismo, solidão, abuso de substâncias, suicídio, aceitação da violência como forma de resolver os problemas, diminuição do rendimento acadêmico, evasão escolar.

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