quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sobre Estudos Interdisciplinares

Estudos Interdisciplinares

Como alguns já sabem estou iniciando meu processo de transferência para a OPET, hoje peguei minha documentação toda na UTP e levei até lá.

Fiquei no mínimo intrigada com a ementa dos Estudos interdisciplinares que constava na minha documentação.

Observem (cópia palavra por palavra, com ausência de pontuação, acentuação, caixa alta e tudo):

Estudos Interdisciplinares I ao IX
Período: 1º ao 9º
Carga horária: 36 h/a
Créditos: 2
Pré-requisito: não tem


EMENTA: Destina-se a disciplina, na sua seriação, a abrir espaços para a reflexão para a atualização curricular com a incorporação programática de temas novos ou que tenham relevância científica, impróprios ou impossíveis de se comportarem em disciplinas autônomas. Os conteúdos serão variáveis e obedecerão a determinações de um comitê de programação de cada período, considerando-se nesta programação a orientação sobre as interfaces disciplinares e a interdisciplinariedade propriamente dita, no contexto curricular. A disciplina também destina-se a estabelecer bases conceituais em apoio as atividades de práticas jurídicas desenvolvidas por Núcleo de Prática Jurídica constituído nos termos e para os fins estabelecidos na Portaria nº 1886/94 – MEC e da RES. 09/2004 do CNE, incluindo as práticas forenses, do Ministério Público, advocatícia, negocial, arbitral e jurídico-administrativa.

TEMAS DE ESTUDO:
Variáveis

Agora a pergunta que não quer calar... Hã?

Conteúdos variáveis, com relevância científica? Comitê de programação do período? Acho que não entendi a finalidade da coisa. Haverá na UTP terá uma disciplina aleatória, com uma justificativa totalmente subjetiva todo semestre, até o 9º período. Por quê? Entendo que Português jurídico é, no mínimo, necessário e Processo eletrônico está bem na moda agora e cai em concurso e tals. O que não entendo é a razão da randomização do currículo.


Observação: a bibliografia básica dessa ementa é bastante aleatória, e além de estar com as referências incompletas tem uns livros que até agora, depois de 2 interdisciplinares, não foram usados nessas aulas, em outras sim.
É isso. 

Sorria e acene! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...