PSICOLOGIA FORENSE
Tema 12 - Bullying
Referências:
WILLIAMS, L.C.A.. Violência e suas diferentes representações. Em
G.C. Solfa (Org.). Gerando cidadania: Reflexões, propostas e construções práticas
sobre direitos da criança e do adolescente. (pp. 141-153). São Carlos: Rima,
2004.
•
Bullying é o uso do poder
com o intuito de controlar os pares.
•
É um tipo de agressão na
qual o agressor é mais “forte” ou mais poderoso do que a vítima, e os comportamentos
agressivos são cometidos intencionalmente, repetidamente, ao longo do tempo.
•
Está incluído no conceito de
violência escolar. É um tipo específico: Agressões repetitivas e ao longo de um
período extenso entre ALUNOS
•
Há uma desigualdade de poder
entre aluno vítima e aluno autor, a qual pode ser física, de popularidade, etc.
•
Agressões físicas,
psicológicas, destruição de material, roubo.
•
Desequilíbrio de poder: idade,
estatura física, status social, conhecimento da vulnerabilidade do outro (ex.
problemas de aprendizagem, orientação sexual, etnia, classe social,
deficiência, etc.).
Categorias:
•
físico: empurrar, bater,
chutar;
•
verbal: ameaçar, xingar;
•
relacional: exclusão de
atividades, propagação de fofocas e mentiras (atos que danifiquem o relacionamento
entre pares);
•
sexual: envolve condutas e
comentários de natureza sexual;
•
cyberbullying: é uma
extensão do bullying com o uso de tecnologias eletrônicas, com o uso de
computadores e celulares.
Papéis no Bullying:
•
agressor: inicia a agressão
e é o líder;
•
seguidores do agressor,
divididos em assistentes (ajudam o agressor) e reforçadores (fortalecem os
comportamentos do agressor, aplaudindo, rindo e incentivando);
•
espectadores, divididos
entre aqueles que fazem parte do problema (incentivando ou omitindo-se) e nos
que fazem parte da solução (ajudando, buscando ajuda);
•
vítima ou alvo da agressão,
que é abusada e assediada sistematicamente pelo agressor.
•
Obs: os papéis não são
rígidos, podendo haver intercâmbio entre eles, sendo que uma vítima pode se
tornar agressor em outra situação
Características dos agressores: maior força física do que a
vítima; comportamento impulsivo; comportamento agressivo; necessidade de
dominar os colegas; pouca empatia pelos outros; baixa tolerância à frustração; desafio
a autoridades; poder e influência sobre o grupo.
Características das vítimas:
•
Passivas - mais
frequente:costumam ser mais ansiosas, quietas e submissas que as outras
crianças.
•
Provocativas: normalmente
apresentam comportamento ansioso, irritadiço e tentam vingar-se.
•
Costumam desfrutar de baixo
status entre os colegas, sendo rejeitados e até isolados pelo grupo.
•
Tendência geral dos
estudantes do sexo masculino sofrer e aplicar mais bullying do que as
estudantes.
•
Os tipos de bullying
vivenciados também parecem ser diferentes: as garotas reportam mais problemas
de relacionamento, exclusão e bullying verbal do que o físico, relatado mais
frequentemente pelos meninos.
Possíveis consequências: dores na cabeça, no estômago, nas costas,
insônia, cansaço ao amanhecer, tontura, desânimo, irritabilidade, nervosismo, solidão,
abuso de substâncias, suicídio, aceitação da violência como forma de resolver
os problemas, diminuição do rendimento acadêmico, evasão escolar.
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