Não estava dando certo o texto 2, ficou horrível, mas o que importa é que esta lá.
Continuação do texto 2.
Para quem estuda e produz
trabalhos científicos e/ou técnicos, é necessário se utilizar de
alguns instrumentos quem facilitem suas atividades. Dentre eles
destacamos: esquema, resumo e resenha crítica.
O esquema só constata
o que esta escrito, não insere opinião ou idéia de quem o elabora.
Normalmente o esquema
é o alicerce de um bom resumo.
Normas para elaboração
de um Esquema:
. ser fiel ao texto;
. destacar títulos,
subtítulos que guiaram a introdução, o desenvolvimento e a
conclusão do texto;
. ser simples e claro,
apresentando límpida imagem concentrada do todo;
. subordinar idéias e fatos;
e,
. manter o sistema uniforme
de observações, gráficos e símbolos, para as divisões e
subordinações
que caracterizam a estrutura do texto.
RESUMO: é a apresentação
concisa e seletiva de um texto, destacando-se as principais ideias do
seu autor. Seu objetivo principal é sintetizar as informações de
um texto.
Consiste no trabalho de
condensação de um texto capaz de reduzi-lo a seus elementos de
maior importância. Um bom resumo dispensa a leitura do texto
original, no que diz respeito ao levantamento dos conteúdos, pois
condensa sua apresentação e não indica somente tópicos como o
esquema. Os resumos podem comportar a inserção de apreciações de
quem o elabora. O resumo é obrigatoriamente fiel ao texto do autor.
Se houver crítica, só pode sê-lo sobre a obra.
Como resumir uma obra:
É aconselhável, para se
elaborar um bom resumo que se faça 4 (quatro ) leituras, com a
prática podem ser reduzidas à 3 (três):
. na primeira leitura,
deve-se: fazer um esquema do texto, tentando captar o plano geral da
obra e seu desenvolvimento;
. na segunda leitura,
deve-se: identificar a idéia central e o objetivo do autor quando
elaborou o texto. Para tal deve-se responder às seguintes perguntas:
de que se trata este texto ? e o que pretende demonstrar ?
. na terceira leitura, trata
de se descobrir as partes principais em que se estrutura o texto.
Nesta ocasião, deve-se responder à pergunta: como o expõe ?
Significa a compreensão das idéias que servem como explicação,
discussão e demonstração da idéia principal da obra. É
importante para se elaborar um bom resumo, distinguir a ordem em que
aparecem as diferentes partes do texto;
. a última leitura, tem como
objetivo:
-
compreender cada parte importante do texto;
-
anotar as palavras-chave do texto;
-
verificar o tipo de relação entre as partes do texto.
UMA VEZ COMPREENDIDO O TEXTO,
SELECIONADAS AS PALAVRAS CHAVES E ENTENDIDA A RELAÇÃO ENTRE AS
PARTES ESSENCIAIS, PODE-SE ELABORAR O RESUMO.
Com prática pode-se fazer
somente três (3) leituras:
Na primeira, deve-se captar o
plano geral da obra;
Na Segunda, identificar a
ideia central, o seu objetivo, e anotar as partes principais; e,
Na terceira, compreenderas
cada parte, sublinhar as palavras-chave e o tipo de relação
existente entre as partes.
Um resumo deve ser breve e
compreensível, porém não é um esquema ou um sumário.
Tipos de resumos:
. Descritivo ou indicativo:
quando se faz referência às partes mais importantes do texto.
Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento
importante da obra. Não dispensa a leitura da obra original, pois
apenas descreve sua natureza, forma e propósito.
. Analítica ou informativa:
quando contém todas as informações principais contidas no texto.
Neste caso, dispensa a leitura da obra original, pois informa o
conteúdo e as principais ideias do autor: - objetivos e o assunto;
-
métodos e técnicas;
-
resultados e conclusões.
RESENHA CRÍTICA:
É a descrição minuciosa que
compreende certo número de fatos. É a apresentação do conteúdo
de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na
formulação de um conceito de valor do livro (texto) realizado pelo
resenhista.
Tem por finalidade informar ao
leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto que trata a
obra, evidenciando a contribuição do autor.
O resenhista deve resumir o
assunto e apontar os erros e as falhas de informações encontradas,
sem entrar em pormenores e, ao mesmo tempo, tecer elogios aos méritos
da obra, desde que sinceros e ponderados. Não tem o direito de fazer
juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor, ou seja, a crítica
é ao conteúdo da obra e não ao conhecimento do autor.
Requisitos básicos:
Conhecimento completo da obra,
Competência na matéria,
Capacidade de juízo de valor,
Independência de juízo,
Correção e urbanidade,
Fidelidade ao pensamento do
autor. (Salvador, 1979:p. 139).
Estrutura da resenha:
1. Referência bibliográfica.
Autor, título (subtítulo),
imprensa (local de edição, editora, data), número de páginas e
ilustrações (tabelas, gráficos, fotos, etc)
2. Credencias do autor
Informações gerais do autor,
autoridade no campo científico (Quem fez o estudo? Quando? Por que?
Onde?)
3. Conhecimento
Resumo detalhado das ideias
principais (De que trata a obra? O que diz? Possui alguma
característica especial? Como foi abordado o assunto? Exige
conhecimentos prévios para entendê-lo?)
4. Conclusão do autor
O autor faz conclusões? Não?
Onde foram colocadas? (no final da obra ou dos capítulos?) Quais
foram?
5. Quadro referencial do autor
Modelo teórico (Que teoria
serviu de embasamento? Qual o método utilizado?)
6. Apreciação
a) Julgamento da obra:
Como se situa o autor em
relação:
- às escolas ou correntes
científicas, filosóficas e/ou culturais?
- às circunstâncias
culturais, sociais, econômicas, históricas, etc?
b) Mérito da obra:
Qual a contribuição dada?
Ideias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos,
amplos, abordagem diferente?
c) Estilo:
Conciso, objetivo, simples?
Claro, preciso coerente? Linguagem correta? Ou o contrário?
Quanto a Forma:
Lógica, sistematizada? Há
originalidade e equilíbrio na disposição das partes?
d) Indicação:
A quem é dirigida: grande
público, especialistas, estudantes?
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