Na última aula de
antropologia o professor deu uma aula show... de Constitucional! Eu
achei a melhor aula de antropologia até agora! Kudos para o
professor!
Algumas questões de
marcar V ou F sobre Epimeteu e Prometeu, sobre Protágoras e
Sócrates, sobre se a natureza determina os comportamentos, se os
comportamentos são inatos ou adquiridos.
A questão mais
importante vai ser escrever o que você entendeu sobre o que é
inatismo, o que é aquilo que já está na criatura antes dela
nascer, e o que é o que vem depois com o tempo. Lembrando do texto
percebemos o que é comum e o que é individual, particular, nas
culturas humanas (ex. língua e linguagem).
Que significa inatismo
e que significa cultura?
A humanidade se
caracteriza por aquilo que ele adquire, o que existe de natural no
humano existe de natural em outras criaturas. Não há natureza
humana. O que é inato e que o ser humano traz em si, e isso é o
mesmo que a natureza também traz. Mas o que é inato não determina
a humanidade, e sim a cultura, e a cultura é o que é adquirido. A
natureza é única, mas a cultura é diversificada.
Outra questão será
sobre diversidade cultural, ou será ainda na mesma? Não entendi
direito.
Quando surgiu uma
enorme diversidade cultural no planeta?
“A partir do
século XV, a redescoberta da Antiguidade e a multiplicação de
viagens deram um conhecimento muito mais profundo da diversidade de
culturas”. p.11
Qual o alcance que os
filósofos deram na época?
“Os filósofos,
contudo, apenas deram a isso um alcance limitado”. p.11
Quando a ciência surge
ela é de campo. Quem é o primeiro a fazer campo?
Malinowski.
Como foi essa primeira
pesquisa de campo?
“Bronislaw
Malinowski, jovem antropólogo polaco estabelecido em Inglaterra,
estava de passagem na Austrália quando eclodiu a Primeira Guerra
Mundial. Como era súbtido austríaco e dessa forma, formalmente, um
inimigo, confrontou-se com a impossibilidade de regressar à Europa
enquanto durou o conflito. Aproveitou este exílio forçado para
estudar os habitantes das ilhas Trobriand. Viveu dois anos entre
eles, montando a sua tenda no meio das suas aldeias, aprendendo sua
língua, participando tanto quanto podia nas suas actividades
quotidianas, expedições e festas, tudo anotando em seu caderno”.
p.13-14
Qual a visão de
Malinowski sobre a ciência? Havia uma ciência adequada ou não?
“A Etnografia está
numa situação penosamente ridícula, para não dizer trágica: no
momento exacto em que se começa a pôr ordem no seu trabalho, a
forjar os seus próprios instrumentos e a empreender a tarefa que lhe
é cometida, o material do seu estudo dissolve-se com uma rapidez
desesperante”. p.14
Para ele a ciência era
adequada para estudar as culturas, mas o problema é que ele achava
que as culturas desapareceriam antes de ser possível estudá-las.
Texto base: SPERBER, Dan. O saber dos antropólogos: três ensaios. Introdução.
É isso, depois dessas duas semanas de torturas e pesadelos... Sorria e acene!
Nossa achei q ja tinha passado o pior, agora percebi q não sei praticamente nada dessa matéria oO
ResponderExcluirMas no final deu tudo certo, certo?
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